terça-feira, 8 de março de 2011

Fé e Perseverança

O reconhecimento da nossa fraqueza e miséria nos abre as portas do coração de Deus. Os orgulhosos, aqueles que só acreditam em si mesmos e na força da razão e do dinheiro, não conseguem tocar o mistério divino.
A fé é um DOM, mas é preciso que peçamos o fortalecimento deste presente que ganhamos de Deus para mergulharmos na riqueza que Ele tem guardado para cada um de nós.
"Nós consideramos felizes os que foram perseverantes. Vocês ouviram falar da constância de Jó e conhecem o fim que o Senhor reservou para ele, porque o Senhor é rico em compaixão e misericórdia." (Tg 5,11)
É necessário ter perseverança para prosseguir em busca do caminho da Salvação, pois passamos por períodos de provação que nos fazem até mesmo duvidar da presença de Deus ao nosso lado. É o período desértico, onde a aridez toma conta do nosso interior, não há vontade, ou seja, motivação alguma para dialogar com o Senhor. Deus parece que se ausentou sem motivo aparente.
É preciso, nesses instantes, utilizar a perseverança, vencendo a aridez com pequenas gotas de orvalho, as orações e práticas de justiça (caridade fraterna), para em meio à terra ressecada poder fazer nascer um "oásis" capaz de garantir a sobrevivência da alma, um local de encontro contínuo com o Senhor, pois sem Ele, a Água Viva, não conseguiremos vencer os períodos de seca, sucumbindo, desta forma, a uma doença que se alastra rapidamente nos dias atuais: A falta de fé.
É pela nossa fé que vencemos as grandes batalhas interiores, e pela nossa constância, ou seja, perseverança, que ganhamos o favor de Deus. Grandes curas são realizadas em nossas vidas quando ousamos utilizar essas duas armas, e também na vida dos que estão à nossa volta. Sem fé, nem mesmo Deus é capaz de atuar em nós, pois é preciso que o homem coopere para a sua salvação, visto que Ele não invade o nosso interior sem a nossa permissão. Não somos fantoches em Suas mãos, pois Ele nos fez livres, até mesmo para escolhermos viver sem o Seu auxílio e colhermos os frutos de uma vida sem Deus.
"Por isso, levantem as mãos cansadas e fortaleçam os joelhos enfraquecidos. Endireitem os caminhos por onde terão que passar, a fim de que o aleijado não manque, mas seja curado." (Hb 12, 12).

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós