quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dons Carismáticos


Atualmente costuma-se separar, aqueles que são e os que não são carismáticos. Entretanto, esta separação não existe de fato, pois toda igreja é carismática, visto que ela é originalmente desde as suas origens, a começar pelo seu fundador, Jesus Cristo. Portanto, a expressão “carismático”, tem dois sentidos: aqueles que usam os dons carismáticos sobrenaturais e aqueles que são, por lhes serem próprios, uma vez que a igreja toda é carismática.

Neste contexto dividimos os dons em: ordinários e os extraordinários, os ordinários são os de natureza comum, como por exemplo, o dom musical, aquele que tem facilidade no relacionamento com a música; e os extraordinários são aqueles citados em 1 Co 12.8-10 – (Clique sobre os Dons para saber mais)

  1. Dom da Profecia  
  2. Dom das Línguas 
  3. Dom da Interpretação 
  4. Dom da Fé 
  5. Dom do Milagre 
  6. Dom da Ciência 
  7. Dom da Sabedoria 
  8. Dom do Discernimento

portanto sobrenatural, concedidos por Deus através do Espírito Santo. Teologicamente, definiremos dom partindo de sua origem que se encontra no grego charisma, que significa “donativo de caráter imaterial, dado de graça”, portanto, os dons são capacidades sobrenaturais concedidas pelo Espírito Santo com o propósito de edificar a Igreja, visto que os dons são dados à igreja para a sua própria edificação (1Co 14.12), levando-a a manter e a desenvolver sua unidade no corpo de Cristo (Ef 4.4-6).

No Livro dos Atos dos Apóstolos e pelos escritos biográficos e reflexivos de tantos Padres da Igreja dos séculos I ao VII, vemos que os carismas eram comuns no início da Igreja. Muitos santos da igreja, a partir do século IV, já acreditavam que os dons carismáticos sobrenaturais foram necessários apenas para a difusão no início da igreja e já não eram mais necessários. Pode ser que era da vontade de Deus que os dons carismáticos “se apagassem” por um período da história (de maneira comum), porém na virada do século XIX para o XX, temos a certeza que o Senhor começa a preparar novamente o coração da humanidade para “uma nova brisa”, com a publicação da carta encíclica Divinum Illud Munus de Leão XIII. Começa a surgir uma renovação e não uma inovação como muitos pensam. O movimento de renovação carismática não traz, portanto, a novidade dos carismas, mas como seu próprio nome sugere, veio renovar esta realidade carismática que se encontrava “adormecida”, mas nunca apagada no seio da Mãe Igreja.

Portanto, os Grupos de Oração ou qualquer expressão carismática têm a responsabilidade de evangelizar carismaticamente, ou seja, com o uso dos dons sobrenaturais de serviço para a edificação da igreja de Cristo, uma vez que os carismas devem nos conduzir sempre a Jesus, centro e Senhor de nossas vidas. Dessa forma, os carismas não giram em torno de si mesmos, ou daqueles que o usam, mas sim esta sempre a favor dos outros, para auxiliá-los no encontro pessoal com Jesus.

São Paulo nos ensina acerca de nove carismas na I Carta aos Coríntios nos Capítulos de 12 a 14. No entanto, a Igreja reconhece, hoje, mais de trezentos outros carismas que, igualmente, ordenam-se à edificação do Reino de Deus e à missão evangelizadora no mundo. Aqui, vamos refletir acerca dos nove Dons Carismáticos elencados pelo Apóstolo Paulo (cf. I Cor. 12, 7-11) e que são os mais utilizados nas denominações carismáticas. Para fins didáticos, podem ser divididos em Dons de Revelação, de Inspiração e de Poder.

fonte: Alexandre Borges
Leia Mais...

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Aulas gratuitas de instrumentos músicais

Projeto Guri está com inscrições abertas em São José
 
O Projeto Guri de São José dos Campos, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), está com inscrições abertas para vagas remanescentes dos cursos de música erudita. Os interessados podem se inscrever até o dia 13 para as aulas gratuitas de violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, clarinete, trompete, trombone, eufônio, tuba e coral.
As inscrições poderão ser feitas pelo telefone 3941-6129. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. As aulas terão início no dia 23, nas dependências do Centro Cultural Clemente Gomes, na sede da FCCR, no Parque da Cidade. Os interessados não precisam ter o instrumento, pois o Guri disponibiliza-os para empréstimo aos alunos.

Para participar do projeto também não é necessária comprovação de renda, mas é preciso estar matriculado na rede formal de ensino (escola pública ou particular). Além das aulas de música, os participantes também recebem acompanhamentos social, psicológico e educacional, por parte de profissionais do projeto.

Projeto Guri

Criado em 1995 pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri tem como missão promover a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes por meio do ensino musical. O projeto atende crianças e jovens na faixa etária dos 6 aos 18 anos.

Em São José dos Campos, foram atendidas 390 crianças e adolescentes em 2009, ano em que a parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura foi firmada com a Fundação Cultural.

O Pólo do Projeto Guri funciona na sede da FCCR (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana). Mais informações pelo telefone 3941-6129. 

Leia Mais...

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Cerco de Jericó





“Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de rodeados por sete dias.” Hebreus 11, 30. 




 
A ORIGEM
 
         De onde veio a inspiração paro o  “Cerco de Jericó”? No Antigo Testamento, depois da morte de Moisés, Deus escolheu Josué para conduzir o povo hebreu. Deus disse a Josué que atravessasse o Jordão com todo o povo e tomasse posse da Terra Prometida. A cidade de Jericó era uma fortaleza  inexpugnável. Ao chegar junto às muralhas de Jericó, Josué ergueu os olhos e viu um Anjo, com uma espada na mão, que lhe deu ordens concretas e detalhadas.

         Josué e todo Israel executaram fielmente as ordens recebidas: durante seis dias, os valentes guerreiros de Israel deram uma volta em torno da cidade. No sétimo dia, deram sete voltas. Durante a sétima volta, ao som da trombeta, todo o povo levantou um grande clamor e, pelo poder de Deus, as muralhas de Jericó caíram… (cf. Js 6).

CERCO DE JERICÓ PARA O RETIRO DE CARNAVAL (SERVOS)


    Em todos os Retiros os servos do Grupo de Oração fazem o Cerco de Jericó, pedindo a Deus que derrube as muralhas do retiro, que não acontece nada de mal, que os retirantes se abram a graça de Deus, e os servos do Grupo deixem ser instrumentos na mão do Senhor
    Segue abaixo como deve ser seguido o Cerco de Jericó para o Retiro de Carnaval 2010

  Os intercessores responsáveis de interceder pelos pregadores, intercessores, músicos, deverão centralizar as suas orações visando o quebramento das muralhas que cercam todos os servos que estarão trabalhando no Retiro.

Pedir para Deus:

♥ Unção ao ministrar os momentos de oração;
♥ O Dom da palavra, Sabedoria, Humildade e Obediência
♥ A entrega de todo o humano no altar do Senhor
♥ Quebramento da timidez para que falem sem medos;
♥ Discernimento e sensibilidade ao Espírito Santo de Deus;
♥ Que o Senhor revele a direção a cada momento .
♥ E o que Deus colocar no seu coração...

Importante:
Do 1º ao 6º dia leia Josué 6,1-14 (uma única vez), no 7º dia do Cerco leia Josué 6,1-27 (sete vezes). Servo confia na tua oração ela tem poder para DERRUBAR os alicerces e toda a espécie de muralha do demônio, não tenha medo de enfrentá-lo, o Senhor que te ama e que deu a vida por você te chama a intensificar as sua orações (Efe. 6,8) e quebrar toda a cadeia do povo de Deus, você tem autoridade para expulsar os demônios ( Mt 10,1b).
Em Cristo Somos mais que vencedores! ( Rom 8,37)
Leia Mais...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Nota de Falecimento - Alex (Ex-Coordenador do GO JSJ)

"Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."(João 5.24)



É com muita tristeza que venho informar o falecimento do nosso irmão Alex, ele foi Coordenador do Grupo de Oração por muito tempo.

O Velório vai ser a partir das 12h00 na URBAM e o enterro vai ser por volta das 15h00-16h00 no Horto São Dimas que fica na R Perpetua, 290 , Bairro Jardim Ismênia.




Desde de já, coloquemos em nossas orações a alma do Alex, e pedimos o conforto de Deus para todos os Familiares e amigos deste nosso servo de Deus.

Para quem for no velório, em forma de homenagem de preferência ir com a camiseta do Grupo de Oração

Maiores informações ligar para o Horácio:9776-2910

Gustavo Lopes
Vice-coordenador do Grupo de Oração Jesus Sol de Justiça
Leia Mais...

O que falta para você dizer 'sim'?


"Ninguém erra por buscar a vontade de Deus!"

   É impressionante perceber como Deus quer se manifestar em nossa vida cada vez de forma mais surpreendente. Ele não mede limites para nos proclamar o Seu Amor "constrangedor" e vê nas nossas limitações e misérias uma oportunidade de nos surpreender a todos, demonstrando no instrumento incapaz a plenitude da Sua manifestação.


   Deus tem uma fascinação especifica por aqueles que se demonstram mais limitados, mais pecadores e por isso os separa, os consagra e os lança para o Seu povo. É assim que um chamado, com um "sim" decisivo dado a cada dia, se torna vida e felicidade para quem segue a voz do Bom Pastor. Um "sim" dado para sempre, mas que se renova a cada momento, a cada passo que damos rumo à realização plena da vontade de Deus.

  Há uma pedagogia própria do Senhor para atrair aqueles que foram escolhidos por Ele. Ele usa daquilo que faz parte da vida do homem e manifesta a Sua vontade. A alguns Ele chama em meio aos campos, nas "praias" da vida e a outros, em meio ao barulho das cidades de um mundo que grita, tentando impedir-nos de escutar a doce voz que nos elegeu. Basta estarmos atentos aos sinais e poderemos perceber há quanto tempo Ele vem esperando que lancemos um simples olhar em Sua direção, para que então possa nos revelar – pouco a pouco – a Sua vontade.

  Deus Pai escolhe quem quer, por isso não adianta tentarmos demonstrar o quanto somos fracos para tão grande missão, escondendo e justificando os nossos medos atrás de nossas misérias, pois o Senhor nos conhece mais do que nós mesmos, por essa razão nos chamou. Assim a nossa vida passa a ser um reconhecimento de que nada somos, mas que n'Ele tudo é possível. Reconhecemos que não merecemos esse chamado, por isso mesmo transformamos a nossa vida em um ato de louvor ao Senhor, com uma gratidão eterna que precisa ser demonstrada em fidelidade concreta.

  Se Deus não mede esforços para nos demonstrar isso, – e mais do que isso –, para nos convencer de que Ele nos escolheu, porque ainda estamos perdendo tempo? O que mais nos falta para dizermos "sim" e nos lançarmos na vontade do Senhor? Coragem? Decisão? Abandono? Confiança?

  Não podemos negar que é muito difícil romper com toda a ideologia depositada em nossa consciência, a qual nos leva a querer seguranças e tranquilidade. Fomos formados em uma sociedade imediatista, que quer o agora e na qual tudo é para ontem. Por isso é tão difícil. Mas não é impossível!

  A cada dia cresce o número de jovens, rapazes e moças, que abandonaram tudo e decidiram viver abandonados em um Amor muito maior do que eles mesmos. Mais do que seguranças é o olhar de plena felicidade e realização interior que testemunham como vale a pena seguir a voz do Amado. Jovens que tiveram a coragem de romper com tudo e se lançar na novidade que o Evangelho nos oferece a cada dia. Eles são, com suas vidas, a prova concreta de que vale a pena.

  Por que você ainda continua perdendo tempo? Se for uma palavra direta ou um sinal concreto de que você precisava para dar o primeiro passo, ao ler esse texto você o encontrou. Deus, mais uma vez, está falando com você! Pode ser que o medo do "novo" seja grande, mas onde está a ousadia própria da juventude? Você já foi corajoso para fazer muita coisa que não prestava na sua vida, por que então não demonstrar toda essa coragem agora, entregando sua existência nas mãos d'Aquele que verdadeiramente o ama?

  O que, uma vez, escrevi, eu reafirmo: ninguém erra por buscar a vontade de Deus! Nunca me arrependi de ter dado um passo na direção da vontade de Deus para a minha vida; pelo contrário, à medida que continuo dando passos mais realizado e mais feliz eu sou, porque mais perto do Senhor eu estou.

  Antes de tudo é para isto que o Todo-poderoso nos chama: para sermos d'Ele. E nessa Divina Vontade está o segredo da felicidade de tantos homens e mulheres, sorridentes em meio a um mundo triste. Por essa razão, não tenha medo de entregar ao Senhor aquilo que Lhe é de direito: a sua vida. Experimente como é maravilhoso ser amado e ser instrumento desse Amor maior. Deus está gritando! O que falta para você dizer "sim"? 


Fonte: Canção Nova
Leia Mais...

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Católicos em Células



O que são Células?


O termo “célula” é sugestivo, pois a Igreja de Cristo, como nos diz São Paulo, é um “corpo” (cf ICor 12, 27) e sabemos que o corpo humano é composto por milhares de pequenas unidades que se juntam para formar o corpo.


Uma célula que cresce e se multiplica, transforma-se em um corpo humano, vivo, saudável e maravilhoso! Assim a Igreja de Cristo deve crescer, pois este foi o mandato de Jesus: “Ide, então fazei de todos os povos discípulos meus”. (Mt 28,19)


Células de Evangelização - São pequenos grupos, de no mínimo 3 pessoas e no máximo 12 pessoas, que crescem e multiplicam-se como células humanas.


Como as células crescem?
Através da evangelização. Cada membro da célula, evangeliza uma ou mais pessoas de seu relacionamento cotidiano, trazendo-as para a célula, então se da o crescimento multiplicando-se ou através de implantação de novos núcleos celulares.


Multiplicação – Uma célula quando ultrapassa o número ideal de participantes (12 pessoas) multiplica-se em 2 ou 3 novas células
Leia Mais...