quarta-feira, 30 de junho de 2010

Resumo do GO 27/06/2010

GRUPO DE ORAÇÃO JESUS SOL DE JUSTIÇA DIA 27/06/2010

No dia 27 de junho de 2010, Grupo de oração Jesus Sol de Justiça foi realizado na Capela de Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Jardim Augusta, na cidade de São José dos Campos-SP.

O grupo teve inicio com a missa das 10h00min da manhã, na qual o Pe. Raimundo fez uma homilia contagiante e eficiente. O mesmo falou do quanto precisamos estar desapegados para servir o Senhor, e que precisamos ter em mente que o que nos aguarda é muito maior do que temos nessa vida.

Logo após a missa, o Ministério de Música fez uma oração inicial e depois começou a cantar músicas de animação. Deu-se inicio então ao “Arraia do Grupo de oração Jesus Sol de Justiça”. Formou-se um grande corredor e direcionados pelas músicas entoadas começamos a dançar e a passar pelo túnel que todos os participantes fizeram. O arraia” foi bom demais so!

Após o “arraia” foi cantada uma música do Espírito Santo para abrimos o nosso coração e clamarmos sua presença em nós. O integrante do ministério de música Clayton conduziu momento de oração onde todos puderam sentir o grande amor de Deus e o quanto Deus tem ainda a realizar no nosso meio.

O pregador Emerson pediu que abríssemos à bíblia em Lc 9,23-27. Logo depois, iniciou sua pregação dizendo que Deus é amor, e Jesus na sua cruz derramou todo o seu amor por nós. Continuou sua pregação dizendo que assim como nós temos sofrimentos e precisamos passar por eles, Jesus também teve os seus e superou todos eles, porque em seu coração havia grande amor.

Existem várias coisas que nos trazem sofrimentos, tais como o pecado e a falta de perdão, precisamos aprender com o amor de Jesus e superarmos tudo aquilo que nos impede de sermos totalmente livres, continuou o pregador. Jesus caminha conosco e está conosco em todos os momentos de nossa vida, precisamos confiar nele, pois Ele tudo pode, e quer nos conduzir ao seu encontro no céu.

Depois da pregação o pregador pediu que o Ministério de Intercessão fizessem no centro da Igreja um túnel e que eles orassem por todos os participantes do grupo que iriam por ali passar. Foi-se formada uma fila e os participantes começaram a passar pelo túnel recebendo as orações dos servos da intercessão. Foi um momento muito rico, de graça e de benção de Deus, no qual, muitos foram curados e tocados pelo Senhor.

Por fim, a coordenadora do Ministério da perseverança deu os avisos finais, e encerrou o grupo com a oração do Pai nosso e da Ave Maria.

Por Nando Santos (Perseverança)


Leia Mais...

Resumo do GO 20/06/2010


GRUPO DE ORAÇÃO 20/06/2010 - JESUS SOL DE JUSTIÇA

No dia 20 de junho de 2010 as 9:hs00 min, o grupo de oração Jesus Sol de Justiça foi realizado na sede dos vicentinos próximo ao Estádio Martins Pereira.

O grupo iniciou-se com o sinal da cruz e com a oração do divino Espírito Santo. Após esse momento, o ministério de música conduziu um grande ato de animação com canções animadas para fazer com que os participantes se soltassem e se abrissem para a graça de Deus. Logo depois, deu-se inicio ao momento de oração, no qual todos clamaram o Espírito Santo e puderam sentir sua presença a tocar em cada um. Com o coração aberto os participantes foram convidados a orar pela pregadora Isabela do grupo de oração Jac.

Após o momento de oração a pregadora Isabela pediu que os participantes tomassem a palavra em Jo 10,10 e logo depois começou a ler o mesmo trecho bíblico. Isabela em sua pregação, disse que o inimigo tem colocado muitas maneiras de fazer com que os jovens se percam e fiquem longe do Senhor. A mesma continuou a dizer que nós por muitas vezes inventamos desculpas para não servir a Deus, dizendo que temos compromissos em casa, dores físicas, e que precisamos confiar mais na providencia de Deus.

Com o passar da pregação, a pregadora do Jac disse que precisamos nos colocar diante de Jesus em adoração, para que tudo e todos possam se dobrar diante do senhorio de Jesus. Precisamos nos entregar às chagas de Jesus para sermos curados e fortalecidos na fé, e nos doarmos na totalidade a Deus, continuou Isabela a dizer.

Após a pregação foi cantada uma canção do Espírito Santo e os participantes clamaram mais uma vez a presença do mesmo em sua vida para que pudessem ter uma intimidade maior com o Senhor.

Ás 10h40min o grupo encerrou-se com os avisos proferidos pela integrante do Ministério de Música Janaína Érica, e após este foi feita a oração da Ave Maria e do Santo Anjo do Senhor.


Por Nando Santos (Perseverança)


Leia Mais...

terça-feira, 22 de junho de 2010

Espírito Santo, Dom de Deus!

Neste espaço de formação estamos abordando as reflexões catequéticas elaboradas por Reinaldo Beserra dos Reis para a Novena de Pentecostes. A cada semana, apresentaremos a reflexão catequética correspondente a um dia da novena.

Dizia o Evangelho de João, na leitura que vimos em nosso encontro anterior (Jo 7, 37-9), que o “Espírito ainda não tinha sido dado porque Jesus não tinha ainda sido glorificado.”

Depois da catequese sobre o Espírito Santo - também já vista por nós (capítulos 14, 15 e 16 de São João) - , Jesus se dirige ao Pai em oração e pede que seja removida essa barreira: “Pai, é chegada a hora: glorifica o teu Filho, para que o teu Filho possa glorificar-te...” (Jo 17, 1). E nós sabemos em que consiste a glorificação de Jesus, descrita nos capítulos seguintes (18 e 19):prisão, julgamento, paixão, morte e ressurreição!

Após esses fatos (capítulo 20), naquele que é considerado o “Pentecostes apostólico”, já vemos os efeitos da glorificação de Jesus: embora as portas estivessem fechadas, Jesus aparece no meio deles, mostra-lhes suas chagas gloriosas, deseja-lhes a paz, sopra sobre eles (retomando uma imagem do Espírito muito conhecida deles,o ruah) e diz: “Recebam o Espírito Santo! ( Jo 20,19-21). Como a dizer: “Sim, recebam-no; agora Ele pode ser dado (como Eu vos disse!), agora Ele é dom para vocês...”

Na outra descrição de Pentecostes registrada por Lucas (Atos 1 e 2), temos outras evidências do novo modo de o Espírito Santo estar presente. Jesus, já ressuscitado e prestes a ascender aos céus (glorificado, portanto), instrui os apóstolos a aguardarem em Jerusalém, pois agora iria se cumprir-se a promessa do Pai. “Vocês vão receber o poder do Espírito Santo, que virá até vós” (cf. At 1,8), dizia.

Na seqüência, acontece o prometido. Os apóstolos, com Maria e algumas outras mulheres, estavam em oração no Cenáculo quando um vento impetuoso tomou conta do lugar, e umas como que línguas de fogo pousaram sobre eles, que logo começaram a se expressar com manifestações carismáticas, “falando em diferentes línguas conforme o Espírito lhes concedia que falassem.” E sendo entendidos por “pessoas de diferentes línguas e nações” (cf. Atos 1,12-14, Atos 2, 1ss).

Quando o povo, atônito com aquela manifestação espiritual, pergunta a Pedro o que fazer, ele diz: “Arrependam-se, sejam batizados em nome de Jesus para o perdão de vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo; pois a promessa que foi feita a respeito dele é para vós, para14 vossos filhos e para todos aqueles que estão distantes, e que Deus está chamando a Ele,” (cf. Atos 2, 37-39)

Cumpriu-se a promessa. Com Jesus glorificado, o Espírito é dado para todos os que ouvem o chamado do Senhor nosso Deus. O Pai e o Filho - como doadores - se doam a nós na Pessoa do Espírito Santo. Ele é uma Pessoa-dom, para nós de agora em diante. Inicia-se aí, em Pentecostes, uma possibilidade de relacionamento com Deus, no Espírito Santo, como nunca fora possível antes. Privilégio dos tempos messiânicos, privilégio nosso.

Agora o Espírito se doa a todos, vem para estar em nós (“Acaso não sabeis que sois templo do Espírito?”, cf. 1Cor 3, 16), vem para estar “eternamente conosco” (cf. Jo 14, 16), como Pessoa divina ( e não como uma coisa!), de modo não apenas natural mas, pela graça dos sacramentos, de um modo que supera admiravelmente a nossa natureza humana (cf. 1Cor 2, 4-5.10-14). E nosso Catecismo da Igreja Católica nos confirma: “O Espírito Santo está em ação com o Pai e o Filho do inicio até a consumação do Projeto da nossa Salvação. Mas é nos ‘últimos tempos’, inaugurados pela Encarnação redentora do Filho, que Ele é revelado e dado, reconhecido e acolhido como Pessoa.” (n.686). Buscar, pois, ter para com a Pessoa Divina do Espírito Santo um relacionamento pessoal íntimo, é corresponder aos dom (ao presente) que Deus faz de Si mesmo, a nós, em Pentecostes. Há como recusar isso?!
Leia Mais...

quinta-feira, 17 de junho de 2010

O que é rezar?

Quando somos nós mesmos diante de Deus, sem nenhuma máscara, e colocamos toda a nossa verdade diante d’Ele, esta é uma verdadeira oração. Independente de onde estamos, coloquemo-nos diante da presença do Senhor e ofereçamos toda a nossa vida e todos os nossos atos a Ele. Quanto mais autênticos somos, mais nos unimos a Deus e os limites e dificuldades que temos com os irmãos perderão a força, e o amor tomará o lugar da indiferença.

Devemos rezar sempre e seguir este salutar conselho que São Paulo nos dá: “Orai sem cessar” (1Ts 5,17).

Senhor, ensina-nos a rezar.

Jesus, eu confio em Vós!
Leia Mais...

quarta-feira, 16 de junho de 2010

☼ Avisos Importantes ☼

Paz e Bem a Todos!!







Nesse domingo 20/06/10, o grupo será realizado nos VICENTINOS - Jd. Paulista , a partir 9h em seguida da Santa Missa que será realizada no local às 11h...






Avisem a todos que puderem 






G.O. Jesus Sol de Justiça
Leia Mais...

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Um sistema sem DEUS

Podemos fazer essa pergunta: “Mas por que Deus então não me socorre? Por que Ele não faz alguma coisa por mim? Por que não resolve minha situação?" Compreenda: Deus fez, está fazendo e vai fazer. Se existe uma falha está em nós. E qual é a falha? Nós fomos vítimas do sistema do mundo. As finanças vão mal e há muito desemprego por causa do sistema em que vivemos; um sistema individualista, baseado no egoísmo, na ambição... Um sistema sem Deus, portanto, sem amor.

Deus fez aliança com Seu povo; mas Seu povo Lhe “virou as costas”. No entanto, o Senhor já havia amado Seu povo desde seu nascimento. Ele amou e não volta mais atrás. Igualmente hoje Deus não abandona e não quer nos abandonar na situação em que estamos, seja ela qual for: situação econômica ruim, erro ou fracasso nos negócios, desemprego...




Qual a causa de tudo isso? O príncipe deste mundo inoculou seu veneno em nossos corações. Ele quer ser o centro de tudo, quer destronar Jesus, o Filho de Deus, para ser o centro. Esse veneno, que foi injetado em nós, faz de nós o centro de tudo. Tudo está a nosso serviço. Até Deus acaba se tornando nosso servidor.

O inimigo quer que cada um seja feliz por si e o outro que “se rebente”; que o marido seja feliz, e para que seja feliz, precisa ter uma esposa em casa, a mãe de seus filhos, sua cozinheira, arrumadeira e, também, ter amantes viver de “aventuras”...

Se ficarmos no sistema do mundo, teremos de suportar todas as consequências. É o sistema do mundo. Ele funciona assim. Nós, infelizmente, temos seguido nessa enxurrada. É preciso, o mais depressa possível, pular fora desse sistema assassino.
Leia Mais...

terça-feira, 8 de junho de 2010

Os quatro 'pês'

Há um sistema que nos leva a servir ao dinheiro, ao poder e ao instinto que existe em nós (devido ao pecado original) de viver a concupiscência dos olhos, a ganância da vida. Existe em nós um desejo de possuir, de mandar, de ter cargos, posições, autoridade, poder. É uma inclinação muito forte que provém do pecado original: o possuir, o poder, o prazer e o parecer, que podemos nominar como os quatro “pês”.

O primeiro é possuir: ter as coisas. Esse possuir nos leva a uma sede insaciável de poder. Desde os grandes até os pequenos poderes da sociedade: comandar nosso “cantinho”, nosso departamento, nosso serviço, nossa mesa, acreditando que aquilo é nossa posse, nosso território, nosso reino.

Se não podemos mandar em grandes coisas, mandamos em nosso "cantinho" e ninguém pode entrar em nosso território. Esse é o princípio do mundo. O príncipe deste mundo é assim e acabou nos contaminando.

Esses dois pecados nos levam ao terceiro, que é o prazer. O tentador nos derruba no prazer da sexualidade. Nesse campo ele tem liberdade e age muito bem; sabe como tramar. E por que ele age assim? Para optarmos pelo seu sistema.

E existe um quarto pecado [dentre os ''pês''], o mais tolo, que usamos como válvula de escape: é o parecer. Muitas vezes, não conseguimos possuir tudo aquilo que gostaríamos, nem temos o poder e o prazer que nossa concupiscência queria. Então usamos a “muleta” do parecer.

Temos mil estratégias para parecer diante de todo o mundo: usamos uma máscara a fim de parecer diante de todo o mundo que possuímos coisas, que temos poder e autoridade, etc.. É como um rico que já deixou de ser rico há muito tempo, mas ainda ostenta aquela posição; não tem mais nada, só dívidas...

É necessário fazer o que Jesus nos diz: não dá para servir a dois senhores, a dois sistemas. Temos de odiar um deles, e odiar quer dizer: não querer saber, de jeito nenhum, do sistema do mundo! Odiar o sistema do mundo para poder, realmente, amar o sistema de Deus e se entregar a ele de coração. Quem procura agradar aos dois, acaba sendo vítima.
Leia Mais...

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Tudo se resolve pela mudança do coração!


Há dois sistemas, e eles são opostos. De um lado, o sistema de César, o sistema deste mundo: o sistema do príncipe deste mundo, o maligno. De outro lado, o sistema de Deus, o sistema do Evangelho. Não dá para servir a Deus e a este mundo. Não é possível ser de Jesus e do príncipe deste mundo! É preciso decidir entre os dois sistemas. Não é questão de palavras, de aparências: é questão de coração. E Deus vê o coração.

Enquanto permanecermos ligados ao sistema do mundo seremos influenciados por ele e não nos será possível entrar no sistema de Deus. Ambos [sistemas] são radicalmente opostos. É preciso fazer uma escolha: ou estamos no sistema do mundo ou estamos no sistema de Deus. É uma lógica: para sermos auxiliados pelo Todo-poderoso precisamos estar no sistema d'Ele. Se continuarmos no do mundo, seremos tratados pelo mundo e do jeito que o mundo trata. Para deixarmos de ser vítimas desse sistema temos que deixá-lo de lado e nos colocarmos no sistema de Deus.

Na hora em que eu me decido a deixar o sistema do mundo, que é baseado em egoísmo, ganância, mentira, falsidade, corrupção, na busca do dinheiro; no momento em que eu me decido a deixar de enganar e prejudicar os outros; quando sinceramente eu me decido a sair do sistema do mundo e entrar no sistema de Deus, Sua Palavra se torna realidade em minha vida e: “Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus” (Rm 8,28).

Não falo de um “evangelho de prosperidade”, que diz que, se eu for à igreja e fizer isso e mais aquilo, se ajudar essa e mais aquela obra, se der uma boa contribuição para tal igreja ou tal obra, Deus irá me dar como recompensa a prosperidade ou um emprego. Não é assim! Não falo de comprar Deus! Porque “os homens veem as aparências, mas Deus vê o coração” (cf. 1Sm 16,7b). Não me adiantará fazer belos discursos ou oferecer grandes ajudas financeiras se meu coração não estiver no sistema de Deus.

Os homens veem as aparências: fazem belos discursos, belas apresentações, mas Deus vê o coração! Na hora em que eu me decido sinceramente por deixar o egoísmo e parto para o sistema de Deus, que é amor, doação; se decido ter um coração generoso como o de Deus, se quero ser simples, humilde, mesmo não o sendo completamente, eu já estou no sistema de Deus.É aí que tudo começa a concorrer para o meu bem. Por isso, também a solução de nossas finanças, de nosso desemprego e tudo o mais está aí. Tudo se resolve pela mudança do coração!
Leia Mais...

terça-feira, 1 de junho de 2010

O rosto da santidade


"Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra.” Col 3,1-2

Relendo algumas anotações antigas em busca de moções vindas do Senhor para nós, encontrei um convite renovado à vida de santidade que nos foi feito no ano de 2006. Durante a homilia, num dos dias do Congresso Nacional, Dom Alberto Taveira, nosso diretor espiritual, nos convidou a renovarmos o comprometimento com a santidade. Ele nos perguntava: “Qual é o rosto da santidade? “A resposta ele mesmo nos dava: “O rosto da santidade para o outro é você: oração, bom humor, serviço, vida centrada na Palavra, silêncio, perdão. O rosto da santidade é piedade, temor a Deus, religiosidade. O rosto da santidade é um caminho e o roteiro para esse caminho está em Romanos 12 e Colossenses 3”.

Dom Alberto nos dizia, ainda, que devemos buscar as coisas do alto,não nivelar a vida pela maldade,pela mentira, pela corrupção, e que devemos tomar a decisão dentro do coração de sermos santos,vivendo bem cada momento presente, fazendo bem cada coisa. Agindo assim, dizia Dom Alberto, a pessoa se equilibra e faz um caminho de santidade.
Ele lembrava, também, as palavras do Papa Pio XII por ocasião da canonização de Santa Maria Goretti:“ Nem todos são chamados ao martírio,mas todos são chamados a praticar as virtudes cristãs, cuidado, atenção, mantido até o fim da vida, como conta gotas de santidade, cada um na sua condição de vida, sempre seguindo os passos da santa generosidade, da vontade firme e das boas obras".


Finalizo esta moção, que é um renovar do convite da nossa vocação, lembrando o que nos falava João Paulo II no número 31 da Novo Millennio Ineunte, quando ele nos exortava a buscar a “ medida alta da vida cristã ordinária, a santidade". E ele nos dizia , ainda, que na oração cada um aprende de Jesus como se tornar santo na sua situação de vida atual,que na oração cada um recebe do Pai os meios para aderir ao programa de sua santidade.

Tomemos essas palavras de nossos pais e pastores como verdadeira moção de vida para nós: na oração, na vivência da Palavra, aprenderemos de Deus ser santos dentro da nossa situação atual e poderemos ser o rosto da santidade para o mundo, talvez até motivando os outros a serem santos também.
Leia Mais...